Máida e Marcelo

A DUPLA

Filhos do Sanfoneiro Voninho

CONSIDERADO UM DOS MAIS FAMOSOS ARTISTAS DO ESTADO DE GOIÁS, VONINHO FALECEU AOS 68 ANOS DE IDADE EM 23 DE ABRIL DE 2008 NA CIDADE DE GOIÂNIA–GO. ENCERRANDO UMA CARREIRA DE 42 ANOS, COM MAIS DE CINQUENTA DISCOS GRAVADOS

Máida

MÁIDA INICIOU SUA CARREIRA AOS 10 ANOS DE IDADE PARTICIPANDO EM UM DISCO DE SEU PAI LANCADO PELA GRAVADORA CONTINENTAL EM 1985, CANTANDO A MUSICA: QUE PEDACO DE MORENO. DEPOIS COMECOU A SE APRESENTAR EM SHOWS AO LADO DO PAI E DO IRMAO COMO: VONINHO & SEUS FILHOS ( Maidinha & Marcelinho ). NESSA EPOCA MAIDA & MARCELO NÃO CANTAVAM JUNTOS EM DUETO, CADA UM FAZIA SUA APRESENTACAO.

EM 1990 LANCOU SEU PRIMEIRO DISCO DE CARREIRA FORMANDO A DUPLA : MAIDA & MAISA. CANTARAM JUNTAS PÔR SETE ANOS E GRAVARAM QUATRO ALBUNS. TENDO DESTAQUE O SUCESSO AINDA QUEIMA A ESPERANCA. UMA REGRAVACAO DOS ANOS 70 COMPOSTA POR RAULZITO & MAURO MOTTA.

COM A SEPARACAO DA DUPLA, MAIDA CHEGOU A PENSAR EM UMA CARREIRA SOLO MAS, ACABOU DESISTINDO. ALGUM TEMPO DEPOIS, FOI CANTORA BACK-VOCAL NA BANDA RACA NEGRA.. ATUOU NESSA POSICAO DURANTE UM ANO E EM SEGUIDA, ABANDONOU O GRUPO E FORMOU DUPLA COM O IRMÃO.
 

Marcelo

MARCELO INICIOU SUA CARREIRA AOS 7 ANOS DE IDADE TAMBEM PARTICIPANDO EM DISCOS DO SEU PAI. EM 1986 GRAVOU UMA MUSICA CANTANDO CHAMADA: O VELOCIPEDE. DEPOIS, DEIXOU A CARREIRA DE CANTOR.E APAIXONOU-SE PELA SANFONA. A IRMA SEGUIU OSTROS CAMINHOS E MARCELO CONTINUOU AO LADO DO PAI TOCANDO BAILES NAS REGIOES DE GOIAS, MINAS GERAIS E MATO GROSSO SENDO: VONINHO & SEU FILHO MARCELO DIAS.

AOS 16 ANOS DE IDADE, RECEBEU UM CONVITE DO EMPRESARIO JOSE HOMERO BETTIO PRA TOCAR NA BANDA DA DUPLA CHITÃOZINHO & XORORÓ .DURANTE 6 ANOS, VIAJOU POR TODO TERRITORIO NACIONAL TENDO OPORTUNIDADE DE CONHECER GRANDES PROFISSIONAIS DO MUNDO MUSICAL. . NESSA EPOCA PASSOU A SER CONHECIDO COMO MARCELO VONINHO PARTICIPANDO DE PROGRAMAS DE TELEVISAO A NIVEL NACIONAL, GRAVAÇÕES DE CD DA DUPLA EM DESTAQUE A MUSICA: E DISSO QUE O VELHO GOSTA DO ALBUM CLASSICOS SERTANEJOS, UM DOS MAIS VENDIDOS DO PAIS NO ANO DE 1996.

EM 2000 MARCELO DEIXOU A BANDA E DECIDE APOSTAR NOVAMENTE EM SUA CARREIRA DE CANTOR AO LADO DA IRMA. .DAÍ EM DIANTE PASSOU A ATUAR TAMBÉM COMO MÚSICO & PRODUTOR MUSICAL NA ÁREA DE GRAVAÇÔES DE CD & DVD. E NESSA TRAGETÓRIA, JÁ TRABALHOU AO LADO DE GRANDES NOMES DA MÚSICA BRASILEIRA COMO:
CHICO REY & PARANÁ, LEONARDO, GUILHERME & SANTIAGO, EDUARDO COSTA, JOÃO NETTO & FREDERICO GUSTAVO LIMA, RIONEGRO & SOLIMÕES, ZÉ HENRIQUE & GABRIEL, CESAR MENOTTI & FABIANO, DI PAULLO & PAULINO, GINO & GENO, JOÃO PAULO & DANIEL, ZECA PAGODINHO, TEODORO & SAMPAIO, CARLOS & JADER, ISRAEL & RODOLFO, FELIPE & FALCÃO, E OUTROS
 

NASCIDOS NA CIDADE DE SÃO PAULO–SP, E CRIADOS EM GOIÃNIA–GO.. ALGUNS ANOS DEPOIS, O DESTINO OS UNIRAM NOVAMENTE E HOJE NESSA PARCERIA, CANTAM JUNTOS HÁ 14 ANOS, GRAVARAM 6 CD’s E 1 DVD. O MAOIR SUSSECO DA DUPLA E A MÚSICA NÃO TEM CACHAÇA QUE CURA DE CHICO AMADO & ZECA MOREIRA.

EM DEZEMBRO DE 2007 FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAREM NO DVD DA DUPLA GUILHERME & SANTIAGO QUE FOI GRAVADO EM GOIÂNIA-GO NO CLUBE JAÓ. CANTARAM JUNTOS ESTA MESMA MÚSICA, DEPOIS DISSO O NOME DA DUPLA PASSOU A SER RECONHECIDO EM VARIAS REGIÕES DO PAÍS.

EM 2009, FOI LANÇADO O 1° DVD E CD AO VIVO PELA GRAVADORA AGUIA MUSIC. GRAVADO EM ITUIUTABA-MG E GOIÂNIA-GO. CONTANDO COM AS PARTICIPAÇÕES DE:
CHICO REY & PARANÁ, MATOGROSSO & MATIAS, TRIO PARADA DURA, VONINHO, TONIM BALA, MATARAZZO, MARCELA.

O SUCESSO DO DVD, TROUXE A DUPLA UMA AGENDA MAIS EXPRESSIVA, ENCERRANDO A TURNÊ DE 2009 COM MAIS DE 90 SHOWS REALIZADOS NOS ESTADOS DE GOIÁS, TOCANTINS, PARÁ, MATO GROSSO E MINAS GERAIS.

NO ANO SEGUINTE, O GRANDE SUSSECO FOI A CANÇÃO CONTA PRA MIM DE: HAMILTOM SILVA / ALEXANDRE BARROS. FAIXA DO DVD & CD AO VIVO.

EM SEGUIDA VEIO O ALBUM “ DIVERSÃO “, O 5° CD DA CARREIRA. TENDO DESTAQUE AS MÚSICAS, FEITO CÃO SEM DONO, VIDA DE SERTÃO E EU BEBO CERVEJA..

JÁ PRODUZIRAM ALGUNS CLIPS COMO O DA MÚSICA EU BEBO CERVEJA COM PARTICIPAÇÃO DE GINO & GENO, “ ROLETA RUSSA “, (CANÇÃO DE AUTORIA PRÓPIA DA DUPLA),“ FOGO QUE NÃO APAGOU “ GRAVADO NO REDOMADO CRUZEIRO ” É O AMOR “(Zezé di Camargo & Luciano).

ESSE ANO LANÇAM UM NOVO ÁLBUM “ DE BEM COM A PAIXÃO “ COM VÁRIAS CANÇÕES INÉDITAS E ALGUMAS REGRAVAÇÕES RETRATANDO O ROMANTISMO COM UMA VARIEDADE RÍTMICA DA MÚSICA BRASILEIRA. TENDO COMO DESTAQUE A CANÇÃO “ DEMORA “ DE: HAMILTOM SILVA .
 

A história de Voninho

Quem pesquisa sobre música sertaneja, já ouviu falar do sanfoneiro VONINHO.

Natural de Jataí – GO começou tocar aos 12 anos de idade animando bailes na roça, em Rio Verde – GO e demais cidades do sudoeste goiano.

Em 1963 conheceu os irmãos Orlando e Orenci, e formaram o Trio Maurico, Maurozinho e Voninho “OS FILHOS DE GOIÁS”. Em 1966 gravaram o 1º compacto pela gravadora Mexicano Discos. No ano seguinte veio o 2º compacto pela Califórnia Discos, que teve uma boa aceitação no mercado resultando a gravação de mais um compacto e 5 Lps pela mesma gravadora.

Em 1970 foram contratados pela gravadora Continental, onde gravaram 7 Lps. O maior sucesso foi em 1973 com a música “Amor Distante”, que na época atingiu em vendas mais de 100 mil cópias, recebendo o 1º disco de ouro.

Em 1975 Voninho deixou o Trio, formando parceria com a dupla “Carlito & Baduy”, ficaram conhecidos como “Os reis do batidão”,CARLITO, BADUY & VONINHO. Em 1976 gravaram o 1º disco também pela Continental. O grande sucesso foi a música “Mulher Sempre Mulher”, que resultou 1 disco de ouro ao Trio. Em seguida gravaram mais 5 Lps pela mesma gravadora. Eram muito solicitados para shows se apresentando em circos e alem da parte musical, levavam uma peca teatral no estilo Bang Bang chamada “Os três homens maus”.

De 1979 à 1983 trabalhou ao lado das cantoras goianas Ana Lúcia e Luciana sendo as “IRMÃS FREITAS & VONINHO”. Nesse período gravaram 4 Lps pela Continental e receberam 2 discos de ouro. O maior susseco foi a música “Me Leva”. Eram um dos artistas de maior expressão da época.

Com a separacao do trio, decidiu apostar novamente em novos talentos formando outros grupos “IRMÃS RODRIGUES & VONINHO”,“OS FEDERAIS & VONINHO”.

Durante esse periado de tantas formações de grupos, também tinha sua carreira como solista e gravou 21 discos ( Instrumental ). Seu maior sucesso foi a musica DOIS PRÁ LÁ, DOIS PRÁ CÁ do disco intitulado “Rei da Sanfona” lançado em 1980 pela gravadora Danúbio.

Foi o 1º sanfoneiro a ganhar disco de ouro no Brasil em 1981 com álbum SANFONA LASCADA.

Participou de programas em rádios de grande expressão daquela época como : EDGARD DE SOUZA na Radio Nacional de São Paulo, Linha Sertaneja Classe A nas Rádios Record e Capital de São Paulo que era apresentado por “Jose Russo” e pelo maior fenômeno do radio brasileiro ZÉ BETTIO.

Após muitos anos de luta, alegrias e tristezas, partiu para uma carreira solo vivendo uma outra fase de sua vida, Fazendo bailes pelo o interior do país, não com o mesmo glamur de antes mas sim com a mesma dignidade, responsabilidade e otimismo de sempre, sobrevivendo do nome que havia construído no passado. Foi quando começou a envestir na carreira de seus filhos MAIDA & MARCELO. Algum tempo depois, ambos trilharam caminhos diferentes, mas sempre com o mesmo objetivo: conseguir estabelecer um espaço no cenário artístico. Isso acabou acontecendo e pra alegria de Voninho e sua esposa TERESINA, os dois irmãos mais tarde formaram uma dupla.

Em 1997 mudou-se para Uberlândia – MG a onde recebeu o convite dos cantores “Creone & Barrerito” (ex-componentes do Trio Parada Dura) pra formarem o TRIO ALTO ASTRAL Creone, Barrerito & Voninho. Com essa formação foram contratados pela gravadora RGE.

Em 1998 lancaram seu 1º CD e em seguida houve a grande perda do cantor “Barrerito”. Com isto o trio veio a se desfazer.

Voninho seguiu sua carreira solo novamente tendo em sua banda músicos e vocalistas. E alguns deles eram Divininho e Zildomar. Com alguns shows, foi admirando cada vez mais o talento dos dois e os chamou para uma parceria mais forte.

Em 1999 nasceu a nova formação do Trio Alto Astral Rio Preto, Ribeirão & Voninho que perdurou por 9 anos. Gravaram 6 CD`s e 1 DVD tendo como maior susseco a música “Saudade-Pica-Pau”.

O trio se desfez com a morte de Voninho no dia 23 de Abril de 2008 na cidade de Goiania – GO vitima de dengue hemorrágica. Aos 68 anos de idade, encerrou uma carreira profissional de 42 anos com mais de 50 discos gravados.

Hoje, Voninho existe na memória e no coração de todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamenta para a sua brilhante passagem nesse mundo.